Aprenda a arrumar o ambiente para seu porquinho da índia!

O ambiente é um fator fundamental para a criação do porquinho da índia, a maioria dos bichinhos passa a maior parte de sua vida no alojamento, portanto é muito importante que esse lugar seja acolhedor e seguro. Maior é melhor! Uma gaiola grande requer menos frequência na limpeza e dá espaço para brincar, se divertir e se exercitar; o chão da gaiola não pode ser de grade, e se for, esta precisa ser retirada para evitar ferimentos nas patinhas dos porquinhos da índia. Outra boa opção para alojar os porquinhos são os viveiros, que podem ser montados em qualquer espaço, feitos de madeira ou tela aramada. A localização do alojamento também deve ser estudada, escolha um lugar claro, longe de correntes de ar, com uma temperatura estável entre 18 e 24ºC, fora da incidência direta de luz solar.

aprenda-a-arruma-o-ambiente-para-seu-porquinho-da-india

Forragem da gaiola

A gaiola de seu Porquinho da índia precisa ser forrada com material adequado, que não seja tóxico aos bichinhos e deixe a urina passar, evitando acúmulos e odores desagradáveis. Maravalhas específicas para roedores são ótimas para forrar gaiolas, já que são facilmente encontradas em Pet Shops, tem baixo custo e boa durabilidade, se optar por essa opção lembre-se de utilizar maravalha específica para roedores, pois a utilização de maravalha feita de cedro, ou com resíduos de tintas e outras substâncias pode ser tóxica ao porquinho. O granulado de madeira é outra opção indicada para forração de gaiolas, facilmente encontrado em Pet Shops, é muito eficiente para neutralizar odores, não é tóxico, possui durabilidade maior que a da maravalha e é biodegradável, podendo assim ser descartado no vaso sanitário, entretanto seu custo é mais elevado, o que faz com que sua procura não seja tão alta. O soft é outro material que pode ser utilizado na forração, este por sua vez é lavável e não descartável, deixa a urina passar e mantém o ambiente sempre seco, além de ser mais confortável. Nunca utilize jornal, pó de serra, corn cobs ou areia para gatos para forrar a gaiola de seu porquinho da índia, pois estes itens podem intoxicá-los.

granulado-de-madeira-porquinho-da-india

Comedouro

Os comedouros devem ser de barro, cerâmica ou outro material pesado e resistente, evitando que os porquinhos os virem. Estes roedores costumam roer comedouros de plástico e outros materiais mais maleáveis, podendo causar ferimentos e intoxicação. É importante limpar os comedouros diariamente e mantê-los sempre secos, pois a umidade pode estragar a ração.

porquinho-da-india-comedouro

Bebedouro

Os bebedouros, por sua vez, podem ser potes de barro ou do tipo garrafa, os primeiros têm a vantagem de manter a água sempre fresca, porém pode acabar sujando com dejetos que eventualmente caem dentro da água; alguns porquinhos urinam e defecam na água. O bebedouro do tipo garrafa não permite que o porquinho suje a água, entretanto o bico deve ser metálico para evitar que o porquinho o roa; verifique se não há vazamentos no bebedouro toda vez que trocar a água.

porquinho-da-india-bebedouro

Exercícios

 

Diariamente os porquinhos precisam sair da gaiola para se exercitar, não faça uso de rodas ou bolas de exercício, o formato dessas força a coluna do pet e pode causar lesões sérias. O ideal é deixar o porquinho correr em um lugar seguro e supervisionado.

porquinho-da-india-caminhando

Brinquedo e acessórios

Colocar brinquedos, acessórios e petiscos no ambiente de convivência do porquinho faz com que ele se divirta explorando o local; de tempos em tempos mude a disposição das coisas no alojamento, essa simples mudança aguçará a curiosidade do pet, divertindo-o com a descoberta das novidades.

brinquedo-e-acessorios-porquinhos-da-india

Leia Também: Cuidados com porquinho da índia

Avalie
Compartilhar com seus amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

mestre dos animais