Comportamento do Porquinho da índia

Descubra o significado do comportamento do Porquinho da Índia!

Porquinhos da índia são animais extremamente sociáveis, e gostam de manter contato com humanos e outros porquinhos, entretanto, na natureza são presas, e por isso tem um instinto de fuga muito aguçado, por isso quando você adquirir um porquinho, deve ter muita paciência e calma ao tentar lidar com o mesmo.

porquinho-da-india-comportamento
Esses animaizinhos gostam de vivem em grupos, pois assim sentem-se seguros ao dormir, sabem que um dos membros do grupo estará alerta. Os porquinhos criam uma hierarquia dentro destes grupos, onde o macho maior e mais forte se torna o líder. As fêmeas geralmente se são bem, vindo até a cuidar dos filhotes umas das outras, já os machos tendem a competir por território e pelas fêmeas. Dentro dos grupos, os porquinhos apresentam um vasto repertório de sons e gestos, de forma a comunicar entre si. A sua comunicação baseia-se numa combinação de linguagem corporal e sons.

1- Contato Nasal

Os porquinhos tocam de leve no nariz do outro, a procura de um contato amigável. Esse tipo de comportamento também pode ser utilizado para interagir com o dono, numa forma de pedi carinho; esse contato nasal faz o porquinho se sentir confortável e seguro.

2- Jatos de Urina

Quando se sente pressionado, o porquinho envia um jato de urina, sinal de que o alvo desse jato irritou o porquinho; este tipo de comportamento é normal quando machos tentam acasalar com fêmeas que não estão no cio, e as fêmeas para demonstrar que não querem o acasalamento lançam jatos de urina. Com esta atitude o porquinho quer dizer “me deixa em paz. ”

3- Dormir de lado

Esta é a posição em que os porquinhos mais gostam de dormir; e só os animais que se encontram totalmente relaxados e seguros dormem desse jeito.

4- Mostrar os dentes

Esse é um gesto de ameaça; pode ocorrer quando dois machos adultos se encontram, sendo usado para estabelecer a ordem hierárquica do grupo. Mostrar os dentes pode resultar em agressões e mordidas, se nenhum dos envolvidos desistirem da briga.

5- Ficar rígido

Quando assustado o porquinho fica rígido, pressiona o corpo no chão e permanece quieto na mesma posição por um tempo, geralmente com os olhos bem abertos e as orelhas em pé. Com esse comportamento, o anima demonstra que está com medo da morte, na natureza isso acontece quando o porquinho é caçado por um predador e não há lugar seguro para onde escapar. Este é um sinal de grande stress.

6- Saltos e Pinotes

Também conhecido como “porcorning”, consiste em saltos dados pelos porquinhos quando estes estão se sentindo bem e cheios de energia. É muito comum em porquinhos jovens que se comportam dessa maneira quando estão brincando entre si. Entretanto, os animaizinhos podem realizar esses saltos quando estão com comichão, e nestes casos os saltos são acompanhados com movimentos de coçar, e sons que demonstram que o porquinho não está bem.

7- Encavalitar

Porquinhos machos montam em cima das fêmeas para tentar acasalar com elas, no entanto este gesto também pode ser visto como gesto de dominância, o animal que é visto como líder monta no outro para demonstrar que é ele quem tem o papel de liderança. Num grupo onde não há machos, as fêmeas tendem a adotar esse comportamento.

8- Cheirar

Tocar e cheirar o nariz ou ânus de outros porquinhos são gestos de admissão, assim pode-se controlar quem é membro ou não de um grupo.

9- Cio

As fêmeas entram no cio uma vez ao mês, e neste período seu comportamento tende a mudar. Algumas se tornam agressivas e agitadas, mas geralmente não ocorrem brigas sérias.

10- Murmúrio

Este é som que o porquinho emite quando está feliz e satisfeito. Pode ser ouvido quando dois amigos dormem juntos, ou quando o porquinho quer demonstrar que está gostando dos carinhos recebidos. É um som similar ao emitido pelos pombos.

11- Ronronar

O ronronar é um “brrrrrr” que o macho faz quando tenta seduzir uma fêmea, é ouvido também quando dois machos se encontram e tentam definir quem será o líder da gaiola. Junto com o som, os Porquinhos sacodem a zona posterior do corpo, como uma dança, levantando uma pata de cada vez e os pelos em volta do pescoço ficam eriçados.

12- Chilrear

Este som indica que o animal está sofrendo stress. Um porquinho pode emitir esse som durante bastante tempo, principalmente à noite; este som é resultado de conflitos internos e sinaliza o stress do animal.

13- Grito agudo

Um som alto, curto e agudo, que pode ser ouvido quando um Porquinho é mordido. Este é um som de queixa. Também é emitido por um bebê, quando se perde da mãe.
Conheça seu porquinho para poder entender o que ele está lhe solicitando, e lembre-se que um dono alerta é o melhor amigo do porquinho da índia.

Leia Também: Curiosidades sobre porquinhos da índia

Avalie
Compartilhar com seus amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

mestre dos animais