Cuidados com Porquinhos da índia

Aprenda a criar seu Porquinho da Índia!

cuidados-com-porquinho-da-india

Pequeno, fofo e muito carinhoso, o porquinho da índia vem cativando cada dia mais pessoas que os querem como animais de estimação. Estes bichinhos são uma ótima opção para quem precisa de uma companhia; porém, apesar de pequenino o porquinho da índia vai precisar de bastante espaço, tempo e carinho do seu dono.

Preparando o ambiente

porquinho-da-india-preparando-o-ambiente

Para ter um porquinho da índia é necessário primeiramente preparar o ambiente onde irá acolhê-lo, compre uma gaiola para manter seu porquinho durante a noite ou quando precisar deixa-lo preso, entretanto não o deixe na gaiola o tempo todo, pois eles precisam de um pouco de liberdade. Porquinhos da índia possuem natureza gregária, o que quer dizer que vivem em grupos, portanto não é recomendado que você tenha só um porquinho, pois este pode se sentir sozinho, mesmo que você dedique a ele todo o carinho do mundo. Outra alternativa é mantê-los em um pequeno cercado ou em viveiros feitos de madeira, com casinhas onde eles consigam se abrigar e cuidar de seus filhotes.

Bebedouro e ração

porquinho-da-india-racao-e-bebedouro

Providencie um bebedouro para seus porquinhos tomarem sempre água limpa e fresca, e pequenos potes para colocar o alimento, é importante que estes potes sejam pesados, pois assim, os porquinhos não conseguirão virá-los. Além da ração própria para porquinho da índia você pode dar a ele vegetais frescos. Pode ocorrer de seu porquinho comer as próprias fezes, ao ver isso não se assuste, é um comportamento normal, assim como lamber o ânus, com estes comportamentos seu porquinho busca recuperar alguns nutrientes perdidos no processo digestivo.

Gaiola

gaiola-do-porquinho-da-india

 

A gaiola de seus porquinhos da índia é o local de referência, a casa deles, e, portanto, precisa ser um lugar acolhedor e seguro; deve ser lavada toda semana, para que seja um ambiente saudável, sendo necessário trocar o forro – que deve ser de maravalha – a cada dois dias, já a água do bebedouro precisa ser substituída diariamente.

Lazer e exercícios

porquinho-da-india-exercicio

Deixe seu animal um tempo fora da gaiola todos os dias para que ele possa se exercitar, mas tome cuidado, porquinhos da índia mastigam qualquer coisa, portanto não deixe papeis e livros importantes perto do seu bichinho.

Banho

porquinho-da-india-tomando-banho

Porquinhos da índia não precisam de banhos constantes, pelo contrário, essa pratica pode vir a prejudicá-los, removendo substancias importantes presentes na sua pelagem, recomenda-se banhar o bichinho poucas vezes ao ano.

Reprodução

Estes animaizinhos são ótimos reprodutores, aos dois meses de vida os machos já estão prontos para iniciar o período reprodutivo, e as fêmeas entre um e três meses; elas entram no cio em média a cada dezoito dias, e a duração deste é de 24 horas. A gestação do porquinho da índia leva cerca de 68 dias, podendo originar de dois a cinco filhotes, que já nascem peludos e com os olhos abertos, normalmente as fêmeas dão à luz a noite e poucas horas depois já estão aptas a se reproduzir novamente, então se não quiser uma casa lotada de porquinhos da índia, esterilize ou castre seus bichinhos.

Saúde

porquinho-da-india-saude

Tenha o hábito de verificar se seus porquinhos possuem indício de alguma doença, examinando todo seu corpo, inclusive as áreas genitais, e se algo lhe parecer estranho procure um veterinário; mantenha as unhas do porquinho aparadas, pois vivendo em cativeiro ele não terá como “gastá-las” e poderá acabar se machucando.

Lembre-se, porquinhos da Índia vivem em média 7 anos, e durante todo esse tempo irão precisar de carinho e cuidados.

Leia Também: Aprenda a arrumar o ambiente para seu porquinho da índia

Avalie
Compartilhar com seus amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

mestre dos animais