O que é um porquinho da índia?

Roedor, da família Caviidae, ao contrário do que o nome sugere, o porquinho da índia não é suíno, e tampouco tem origem indiana; ganhou esse nome popular por habitar o que era conhecido como “Índias Ocidentais”, o atual continente americano.

o-que-e-um-porquinho-da-india

A princípio foram domesticados como fonte de alimento na culinária de alguns países da América do Sul, e continuam sendo muito populares no Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, sua carne é rica em proteína e possui baixo teor de colesterol, o que a torna altamente nutritiva.

Devido ao seu comportamento dócil e carinhoso, os porquinhos da índia foram aos poucos se tornando animais de estimação; eles vivem de 4 a 8 anos e se reproduzem ao longo de todo o ano, tendo de 2 a 6 filhotes por ninhada. Quando adultos, os machos medem cerca de 25 cm e pesam de 900 a 1200 gramas, enquanto as fêmeas costumam ser menores e mais leves, tendo em média 20 cm e pesando de 700 a 900 gramas.

A vida dos porquinhos da índia se divide em 4 fases:

Infância

porquinho-da-india-filhote

Os filhotinhos já nascem com os olhos abertos, possuindo todos os dentes e com a pelagem completa, com poucas horas já começam a se alimentar, e com poucos dias se tornam independentes da mãe; nessa fase sua curiosidade está muito aguçada, o crescimento do porquinho da índia é muito rápido, recomenda-se que os machos sejam separados das fêmeas, inclusive da mãe, para evitar acasalamentos precoces.

Adolescência

filhote-de-porquinho-da-india

Porquinhos da Índia atingem a maturidade sexual bem cedo, e permanecem férteis por toda a vida, é nesta fase que as fêmeas devem acasalar pela primeira vez. Também é na adolescência que podem começar as brigas por território e acasalamento, é nessa fase que se definem as posições hierárquicas dos porquinhos em seus grupos.

Idade Adulta

porquinho-da-india-adulto

Essa fase varia um pouco de raça para raça, algumas param de crescer antes que outras. A vida adulta começa em torno dos 9 meses, é nessa fase que a reprodução é mais segura, desde que durante a adolescência a fêmea tenha tido uma primeira cria.

Fase Sênior

porquinho-da-india-velho

Porquinhos da índia se tornam idosos cedo, a partir dos 4 anos, o que seria considerado metade da sua expectativa de vida. Nesta fase se tornam mais tranquilos, continuam férteis, mas a gestação é muito arriscada.

Outras Curiosidades

O porquinho da índia é totalmente herbívoro, e se adaptam muito bem ao cativeiro, é recomendado alimentá-los com vegetais e frutas frescas, evitando dar-lhes alface com muita frequência, pois pode causar diarreia e até leva-los a morte. É altamente recomendável que a alimentação do porquinho seja suplementada com vitamina C, pois sua falta ocasiona diversos problemas.

Leia Também: Raças de porquinhos da índia

Avalie
Compartilhar com seus amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

mestre dos animais