Porquinho da india raças

Porquinho da india raças

Apesar de muitos não saberem, existem diversas raças de porquinhos da índia, cada uma com suas peculiaridades, a seguir falaremos mais sobre as características das diversas raças de porquinhos da índia.

Confira as raças dos porquinhos da índia:

Abissínio

porquinho-da-india-abissinio

Conhecidos pela peculiaridade de seus pelos, que crescem em formato de rosetas -pequenos redemoinhos- os porquinhos abissínios constituem a mais antiga raça de criação de porquinhos da índia, originários da Inglaterra são muito ativos e desconfiados, é preciso paciência para que se habituem com o toque humano.

Ingleses

porquinho-da-india-ingles

Constituem a raça mais comum de porquinhos da índia, possuem pelo curto e liso, apresentam crescimento horizontal, da cabeça para trás. É a raça mais fácil para cuidar, uma vez que não requer cuidados especiais quanto ao pelo.

Peruano

porquinho-da-india-peruano

É considerada a mais bela raça de porquinhos da índia, por possuir pelos longos e sedosos. Seus pelos podem atingir até 30 cm e por isso necessitam de extremo cuidado com a higiene e escovação da pelagem. Devido a necessidade de maiores cuidados, não se recomenda que essa raça seja adotada por crianças ou pessoas que não possuem tempo o suficiente para cuidar da higiene do porquinho. Em sua limpeza, é indicada a utilização de pentes de plástico, escovando os pelos sempre no mesmo sentido.

Sheltie

porquinho-da-india-sheltie

Possuem pelos longos e lisos, sem nenhum tipo de roseta, o pelo do topo da cabeça acompanha o do restante do corpo, não formando uma franja, os do focinho, por sua vez, são mais curtos. Porquinhos dessa raça apresentam comportamento ativo e dócil.

Coronet

porquinho-da-india-coronet

Essa raça de porquinhos da índia não existe no Brasil, apresenta pelos longos e lisos, sem rosetas, porém pode ter barba e possui uma espécie de crista na cabeça. Seu comportamento é pouco ativo e muito dócil.

Alpaca

porquinho-da-india-alpaca

Se assemelha ao peruano, porém seus pelos são crespos; apresentam três rosetas, sendo duas no dorso e uma na franja. A raça é originária da Inglaterra, e os porquinhos apresentam comportamento tranquilo, silencioso e dócil.

Texel

porquinho-da-india-texel

Essa raça de porquinhos da índia apresenta pelos compridos e encaracolados, sem rosetas, seu pelo é bem duro e áspero, se assemelhando a pelagem de ovelhas, formando nós com muita facilidade. Indica-se a utilização de condicionador para auxiliar a desfazer os nós, tarefa que deve ser realizada diariamente, ou manter a pelagem curta para evitar a formação de nós.

Ridgeback

porquinho-da-india-ridgeback

Assemelha-se ao Abissínio, mas não apresenta nenhuma roseta, apenas uma listra que divide sua pelagem, dando ao porquinho um ar um tanto quanto “punk”. Ainda é muito raro no Brasil, é uma raça fácil de criar, apresenta temperamento tranquilo e saúde forte.

Skinny

porquinho-da-india-skinny

A raça é quase pelada, possuindo pelos apenas nas patas e focinho. A ausência de pelos faz com que o porquinho se arranhe com mais facilidade e também os deixam mais sensíveis as mudanças de temperatura, apresentam metabolismo mais rápido, pois gastam bastante energia para manter a temperatura do corpo.

Baldwin

porquinho-da-india-baldwin

Nascem com pelos, entretanto começam a perde-los nos primeiros 7 dias de vida, até ficarem completamente pelados. São menores que os Skinny e possuem saúde mais fraca.

Rex

porquinho-da-india-rex

Este Porquinho possui pelos curtos, espetado, encaracolado no peito e no bigode. O filhote nasce com o pelo muito macio que vai se modificando até se tornar áspero. Raça é originaria da Inglaterra. Ainda não existe no Brasil.

Lunkarya

porquinho-da-india-lunkarya

Originários da Suécia onde no ano de 1986 o primeiro porquinho com a mutação foi descoberto. É uma raça muito semelhante ao Texel, a diferença é que nesse caso a mutação é responsável pelo pelo encaracolado e dominante. A raça ainda não existe no Brasil.

Mohair

porquinho-da-india-mohair

Essa é uma raça originária do cruzamento entre um Texel com um Angorá. Com pelos semilongos e rosetas pelo corpo. Não é uma raça reconhecida oficialmente. São conhecidos por serem muito ativos e dóceis.

A Seguir 3 raças feitas para corte

Cuy Inti

porquinho-da-india-inti

Conhecidos por serem super resistentes e de fácil adaptação. Muito prolíficos. Tem em média, para mais ou para menos, 4 filhotes por ninhada. O peso médio do adulto é de 2 kg. Sua pelagem é curta, lisa, branca e creme, muito usado na culinária do Peru, Bolívia, Colômbia e Equador.

Cuy Peru

porquinho-da-india-peru

Uma raça muito precoce, com grande desenvolvimento muscular. são conhecidos pelo rápido ganho de peso, Pelagem curta, dourada e branca. Podem ter pelagem lisa ou com rosetas na cabeça, orelhas grandes e caídas e olhos negros ou avermelhados. Os adultos pesam em média 2,5 kg e os filhotes nascem com o peso médio de 170gr, muito usado na culinária do Peru, Bolívia, Colômbia e Equador.

Cuy Indiano

porquinho-da-india-cuy-indiano

Apresentam apenas pelagem branca, curta e sem rosetas e seus olhos são negros ou avermelhados. O peso médio do adulto é de 2 kg e os filhotes nascem em média com 115 gramas. São muito prolíficos (reprodutores), muito usado na culinária do Peru, Bolívia, Colômbia e Equador.

Leia Também: O que é um porquinho da índia

 

Porquinho da india raças
5 (100%) 12 votes
Compartilhar com seus amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

mestre dos animais