Porquinhos da Índia e crianças!

Porquinhos da índia para crianças é um bom pet?

Cada vez mais pessoas estão adotando porquinhos da índia como bichinhos de estimação. Pequenos, fofos e muito carinhosos estes animais são extremamente dóceis e de fácil cuidado.

Apesar de não darem muito trabalho, como qualquer outro pet os porquinhos da índia precisam de atenção e carinho, portanto é preciso ter tempo livre para brincar e se dedicar a eles.

Especialistas dizem que crianças podem cuidar de animais de estimação a partir dos 6 anos de idade, pois já possuem autonomia suficiente para distinguir o que é o eu e o outro. Entretanto isso não é suficiente, é preciso também que a criança possua responsabilidade e disciplina para que entenda que o animal é um ser vivo e não apenas um brinquedo temporário.

A partir do momento que a criança atinge tal maturidade, ter um animal de estimação pode ser uma experiência incrível. Neste sentido o porquinho da índia será ideal, pois é pequeno, não oferecendo riscos à criança, adora ganhar carinho e aprende rápido pequenos truques que seu dono pode lhe ensinar.

Ter um porquinho da Índia na infância pode ajudar a criança a desenvolver conceitos de amizade, lealdade, responsabilidade e empatia, uma vez que os pequenos veem nos pets seus melhores amigos, grandes companheiros que estarão ao seu lado por um longo tempo.

Como não são tão atarefadas as crianças possuem tempo e energia que podem dedicar aos porquinhos, brincando, ensinando e aprendendo com eles. É crucial a supervisão dos pais no cuidado com o animal, ensinando as crianças a leva-los ao veterinário, alimentar corretamente os porquinhos e higienizar as gaiolas.

É interessante também que os pais perguntem aos seus filhos como eles se sentem brincando e ensinando os animaizinhos, que lhes atribuam certa responsabilidade quanto ao bem-estar dos pets, desenvolvendo nas crianças a empatia e o cuidado pelo outro.

Porquinhos da Índia vivem em média até 8 anos, portanto as crianças terão bastante tempo para se vincular aos animais, aprendendo a lidar com a responsabilidade sobre outro ser, e também com a perda quando os porquinhos por ventura acabarem morrendo. É um tempo muito especial, de grande aprendizado para as crianças e de muita alegria e carinho para os porquinhos da Índia.

Avalie
Compartilhar com seus amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

mestre dos animais